Alguns exames são solicitados por uma questão de rotina, ou por causa de algum histórico familiar, mas também podem ser solicitados quando existe queixa de dor ou desconforto. A tomografia abdominal com contraste é um deles, sendo também um dos exames mais solicitados quando há suspeitas de alterações nos órgãos internos do abdômen.
Nesse tipo de exame, utiliza-se tecnologia de alta resolução e contraste intravenoso para que seja possível visualizar com precisão estruturas como fígado, rins, pâncreas, vesícula, baço e intestinos.
Índice
- O que é a tomografia abdominal com contraste?
- Quando o exame é solicitado?
- Quais os benefícios desse exame?
- Como é feita a tomografia abdominal com contraste?
- Conclusão
O que é a tomografia abdominal com contraste?
Trata-se de um tipo de exame que utiliza raios-X em múltiplas projeções, processadas por computador, para criar imagens detalhadas do corpo.
Assim, quando feita com contraste, uma substância é injetada na veia do paciente para realçar os vasos sanguíneos e destacar possíveis alterações nos órgãos. Isso torna o exame mais preciso e eficaz para detectar lesões, inflamações ou alterações estruturais.
Aproveite para saber também sobre exame de imagem para fumantes e por que a tomografia de tórax é fundamental.
Quando o exame é solicitado?
A tomografia abdominal total com contraste costuma ser indicada por médicos quando há sintomas como dores abdominais persistentes, sangramento digestivo, distensão abdominal, febre sem causa aparente ou histórico de doenças crônicas abdominais. Também é comum em avaliações de pacientes com suspeita de:
- Apendicite aguda;
- Pancreatite;
- Cistos ou tumores abdominais;
- Cálculos renais ou biliares;
- Cirrose hepática;
- Aneurismas da aorta abdominal;
- Abscessos ou infecções internas;
- Avaliação de câncer ou metástases.
Em muitos casos, esse tipo de exame realizado com contraste é um passo fundamental para confirmar o diagnóstico ou planejar o tratamento.
Saiba mais sobre tomografia de tórax para COVID e outras doenças respiratórias, quando fazer e por que.
Quais os benefícios desse exame?
O principal benefício é a visualização detalhada das estruturas internas. Por meio do contraste, é possível identificar alterações mínimas, como pequenos nódulos, tumores ou inflamações que poderiam passar despercebidos em exames simples. A tomografia também é rápida, segura e minimamente invasiva.
Para pacientes com suspeita de câncer, por exemplo, o exame de tomografia abdominal com contraste é essencial para definir a localização, o tamanho e até a extensão da lesão. Em casos como o de aneurismas, a detecção precoce pode salvar vidas.
Como é feita a tomografia abdominal com contraste?
Antes do exame, o paciente pode precisar fazer jejum de algumas horas, conforme orientação médica. O contraste é aplicado por via intravenosa durante o procedimento. Em seguida, o paciente é posicionado no equipamento e as imagens são capturadas em poucos minutos.
Após o exame, recomenda-se ingerir bastante água para ajudar o organismo a eliminar o contraste. Em geral, o paciente pode retomar suas atividades normais logo após o procedimento.
Conclusão
A tomografia com contraste abdominal é muito importante para o diagnóstico por imagem. Com ela, é possível identificar precocemente diversas doenças, contribuindo para um tratamento mais eficaz e seguro.
Portanto, se você recebeu a indicação médica para realizar esse exame, conte com a Clínica Exame para um atendimento humanizado, ágil e com equipamentos modernos.
Sua saúde merece o melhor cuidado, então entre em contato conosco para fazer o agendamento online do seu exame, ou agende pelo nosso WhatsApp.