A solicitação médica para o exame de tomografia de abdome total pode ser feia quando se avalia a necessidade de investigar sintomas persistentes ou suspeita de doenças que afetam essa região do corpo. Esse é um exame de imagem de alta precisão que avalia de forma detalhada órgãos e estruturas localizadas no abdome superior e na pelve.
Quando é solicitado por um médico, significa que ele precisa de mais informações para tentar definir um diagnóstico, ou precisa fazer o acompanhamento de certas condições que afetam a saúde de uma pessoa. Com isso, o médico vai poder indicar o tratamento mais adequado e vai poder evitar, em muitos casos, procedimentos mais invasivos.
Índice
- Quando o médico pode indicar a tomografia de abdome total?
- Como o exame é realizado?
- Preparo para a tomografia de abdome total
- Importância do diagnóstico por imagem
- Realize seu exame com segurança e precisão
Quando o médico pode indicar a tomografia de abdome total?
Entre as principais indicações para a realização desse exame, estão:
- Dores abdominais intensas ou persistentes sem causa aparente;
- Suspeita de tumores ou massas abdominais;
- Avaliação de inflamações e infecções intra-abdominais;
- Pesquisa de cálculos nos rins, bexiga ou vesícula;
- Traumas na região abdominal, como em acidentes;
- Monitoramento de doenças já diagnosticadas, como diverticulite, apendicite ou pancreatite.
A tomografia de abdome total também pode ser usada para verificar a extensão de doenças e acompanhar a resposta ao tratamento.
Saiba também quando fazer tomografia abdominal com contraste e quais os benefícios desse exame.
Como o exame é realizado?
Em geral, para um exame de tomografia o paciente precisa deitar-se em uma maca que desliza para dentro do equipamento que vai realizar o exame. Durante a realização dele, imagens de alta resolução são captadas em cortes transversais, permitindo a visualização mais clara de órgãos como fígado, rins, pâncreas, baço, bexiga, intestinos e órgãos reprodutivos.
Em alguns casos, o médico pode solicitar esse tipo de tomografia com contraste, o que ajuda a diferenciar tecidos e identificar alterações de forma mais precisa. O contraste pode ser administrado por via oral, endovenosa ou ambas, de acordo com a necessidade clínica.
Preparo para a tomografia de abdome total
Esse preparo pode variar conforme o uso ou não de contraste. Em exames sem contraste, normalmente é necessário apenas um curto período de jejum. Já nos exames com contraste, pode ser indicado um jejum mais prolongado e a ingestão de líquidos específicos antes do procedimento.
Seguir corretamente as orientações do preparo é fundamental para garantir imagens de qualidade e um laudo de tomografia de abdome total preciso.
Saiba mais sobre tomografia de tórax para COVID e outras doenças respiratórias: quando fazer e por quê?
Importância do diagnóstico por imagem
A tomografia de abdome total é um recurso valioso para identificar doenças em estágios iniciais e auxiliar no direcionamento do tratamento. Com um diagnóstico claro, é possível evitar cirurgias desnecessárias, otimizar o uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Realize seu exame com segurança e precisão
Na Clínica Exame, contamos com tecnologia avançada, equipe especializada e protocolos seguros para a realização da tomografia de abdome total. Seja para investigação, acompanhamento ou prevenção, estamos prontos para oferecer um atendimento humanizado e resultados confiáveis.
Entre em contato conosco para fazer seu agendamento online, ou pelo nosso WhatsApp, e tenha um diagnóstico preciso para cuidar melhor da sua saúde.