O que é possível detectar no exame de ultrassom

O que é possível detectar no exame de ultrassom e como isso favorece a sua saúde?

Já bastante conhecido, o exame de ultrassom é amplamente utilizado para avaliar órgãos e tecidos internos, porém de forma não invasiva.

Isso porque utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar as imagens de diversas partes do corpo, como abdômen, coração, rins, fígado, útero e articulações. Assim, é um exame fundamental para diagnosticar e acompanhar diversas condições de saúde, além de ser muito importante para a prevenção de doenças.

Índice

  1. Como funciona o exame de ultrassom?
  2. O que o ultrassom pode detectar?
  3. Quando um médico prescreve o ultrassom?
  4. Quem pode fazer o ultrassom?
  5. Mitos sobre o ultrassom
  6. Como se preparar para o exame de ultrassom?
  7. Quais as contraindicações?

Como funciona o exame de ultrassom?

O ultrassom funciona a partir da emissão de ondas sonoras que, ao atingirem os órgãos e tecidos, são refletidas e captadas por um transdutor, que transforma essas ondas em imagens.

Essas imagens são exibidas em tempo real e permitem ao médico avaliar a estrutura e o funcionamento dos órgãos. O exame é rápido, indolor e funciona para diferentes partes do corpo.

Aproveite para saber por que fazer check-up com exames de imagem regularmente pode ajudar a sua saúde.

Por que fazer check-up com exames de imagem regularmente pode ajudar a sua saúde?

O que o ultrassom pode detectar?

O ultrassom é capaz de detectar uma ampla variedade de doenças e condições. No caso do ultrassom abdominal, por exemplo, ele pode identificar situações nos seguintes órgãos:

  • fígado;
  • vesícula biliar;
  • rins;
  • pâncreas;
  • órgãos reprodutivos.

Esse exame também é muito utilizado para detectar:

  • cálculos biliares;
  • cistos;
  • tumores;
  • inflamações;
  • doenças vasculares.

No campo da obstetrícia, o ultrassom de gravidez é essencial para monitorar o desenvolvimento do bebê, detectar problemas congênitos e acompanhar a saúde da mãe durante toda a gestação.

Além disso, também é o exame para auxiliar no tratamento de doenças crônicas, como doenças hepáticas e renais. Utiliza-se também em casos de suspeita de lesões musculoesqueléticas, como tendinites e problemas nas articulações.

Quando um médico prescreve o ultrassom?

O médico pode solicitar um exame de ultrassom sempre que houver necessidade de uma avaliação mais detalhada de órgãos ou tecidos internos.

Sendo assim, este exame é indicado em casos de dor abdominal, suspeita de infecções, inflamações, ou quando o paciente apresenta sintomas que sugerem problemas em órgãos internos.

Já durante a gravidez, o ultrassom é solicitado em diferentes fases para acompanhar o desenvolvimento fetal e garantir que tudo está dentro da normalidade.

Quem pode fazer o ultrassom?

Como se trata de um exame seguro e pode ser realizado por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos. Não há restrições quanto à quantidade de vezes que o exame pode ser realizado, pois ele não utiliza radiação, tornando-o seguro até mesmo para gestantes. A ausência de efeitos colaterais e a simplicidade do procedimento tornam o ultrassom uma escolha muito comum para diagnósticos médicos.

Mitos sobre o ultrassom

Um dos mitos é a ideia de que ele poderia causar dor ou desconforto, o que não é verdade. O exame é totalmente indolor e não invasivo.

Outro mito é sobre a exposição a ondas sonoras ser perigosa, mas o ultrassom é considerado um dos exames mais seguros disponíveis, inclusive durante a gravidez.

Como se preparar para o exame de ultrassom?

A preparação para o exame de ultrassom pode variar conforme o tipo de exame solicitado. No caso do ultrassom abdominal, pode ser necessário jejum de algumas horas para garantir que o estômago e outros órgãos estejam mais visíveis nas imagens.

Para o ultrassom pélvico, é comum que o médico peça para o paciente ingerir bastante líquido antes do exame para que a bexiga fique cheia, facilitando a visualização dos órgãos pélvicos.

Quanto à preparação, não há com o que se preocupar, pois o médico que faz seu acompanhamento vai passar todas as orientações necessárias para que tudo corra bem e o exame seja um sucesso.

Quais as contraindicações?

Este exame não apresenta contraindicações. Portanto, pode ser realizado repetidamente sem riscos à saúde. Inclusive é indicado para pessoas de todas as idades, pois como não utiliza radiação, também realiza-se em grávidas e crianças.

Na Clínica Exame, você vai encontrar tecnologia de ponta, atendimento humanizado e uma equipe de profissionais altamente capacitados para realizar exames detalhados e fornecer diagnósticos seguros e confiáveis. Entre em contato conosco e faça seu agendamento online ou pelo nosso WhatsApp.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima