quem tem claustrofobia pode fazer exame de ressonância magnética

O que pacientes com claustrofobia devem saber antes da ressonância?

Antes de tudo, vale lembra que o exame de ressonância magnética é muito importante para diagnósticos com mais exatidão, além de ser um dos mais modernos que existe para avaliar as condições de saúde das pessoas, pois gera imagens precisas de órgãos e tecidos internos. No entanto, para quem sofre de claustrofobia — medo intenso de espaços fechados — o exame pode ser um motivo de preocupação.

Índice

  1. Como a claustrofobia afeta o exame?
  2. Soluções para quem tem claustrofobia
    2.1 Máquina de ressonância de campo aberto
    2.2 Sedação leve e segura
  3. Atendimento humanizado faz toda a diferença
  4. Informe sua condição ao agendar
  5. Conclusão

Como a claustrofobia afeta o exame?

O fato de o paciente precisar permanecer deitado e imóvel dentro de um equipamento em formato de túnel pode causar desconforto em pessoas com claustrofobia. Entre os sintomas comuns estão:

  • ansiedade;
  • sudorese;
  • respiração ofegante;
  • crises de pânico.

Essas sensações acabam dificultando ou até impossibilitando a realização do exame.

Soluções para quem tem claustrofobia

A boa notícia é que existem recursos eficazes para garantir conforto e segurança ao paciente. Isso porque algumas clínicas, como a Clínica Exame, já contam com recursos de tecnologia ou técnicas que fazem toda a diferença para quem tem esse tipo de sensibilidade. Veja algumas a seguir.

1. Máquina de ressonância de campo aberto

A ressonância magnética de campo aberto é uma excelente opção para pacientes com claustrofobia leve a moderada. Como o aparelho possui laterais mais abertas, proporciona maior amplitude visual e reduz a sensação de confinamento.

Aproveite para saber quais as vantagens da máquina de ressonância aberta em comparação à máquina fechada.

2. Sedação leve e segura

Para casos mais intensos, a sedação leve é uma alternativa segura, realizada sob acompanhamento médico. Ela permite que o paciente relaxe e realize o exame com tranquilidade, sem o desconforto causado pela ansiedade ou medo.

Atendimento humanizado faz toda a diferença

Além da tecnologia, o ambiente e o cuidado com o paciente são fundamentais. A Clínica Exame oferece um atendimento humanizado, com profissionais preparados para orientar cada pessoa de forma acolhedora.
Outras medidas que contribuem para uma experiência mais tranquila incluem:

  • Agendamentos em horários com menor fluxo de pessoas;
  • Acompanhamento de um familiar, quando necessário;
  • Possibilidade de ouvir música relaxante durante o exame.

Informe sua condição ao agendar

Se você tem claustrofobia, o ideal é comunicar essa informação à equipe da clínica no momento do agendamento. Assim, os profissionais poderão planejar o procedimento com mais cuidado, selecionando o tipo de equipamento e abordagem mais adequados para o seu caso.

Conclusão

A claustrofobia não precisa impedir você de cuidar da sua saúde. Com atenção especializada, equipamentos adequados e uma equipe empática, é possível realizar a ressonância magnética com segurança e sem traumas.

Se você precisa fazer esse exame e tem receio por conta da claustrofobia, entre em contato conosco e conheça as nossas opções pensadas especialmente para o seu conforto.

Nosso diferencial reforça o nosso compromisso em proporcionar um atendimento humanizado, acolhedor, aliado à tecnologia de ponta, garantindo diagnósticos precisos e uma experiência mais agradável para o paciente. Faça seu agendamento online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tirol

Carajás

Rolar para cima