
Tomografia
A tomografia computadorizada (TC) é um exame de imagem moderno e de alta tecnologia que utiliza raios X para gerar imagens detalhadas do corpo. É um exame rápido, seguro e que costuma durar poucos minutos, mas que é capaz de estudar com detalhes várias estruturas do corpo humano, como: crânio, ouvidos, seios da face, pulmões, grandes vasos, coração, fígado, rins, intestino e ossos.
Dúvidas Frequentes
Apesar de utilizar raio X o exame é seguro quando bem indicado, uma vez que as máquinas mais modernas conseguem realizar o exame com baixa dose de radiação. Uma exceção são as grávidas, que devem evitar a TC, principalmente em estágios iniciais da gestação. Por isso, nestas pacientes, é necessário avaliar o risco benefício e a capacidade de outros métodos (como ultrassonografia e ressonância) em fornecer o diagnóstico. Crianças muito pequenas podem realizar o exame, porém pode ser necessário uma sedação leve, a ser realizada sempre pelo médico anestesista.
Dependendo da indicação clínica do exame, poderá ser necessário utilizar o uso do contraste para melhor interpretação das imagens pelo médico radiologista. Uma medicação segura, porém, como qualquer outro medicamento, pode causar reações adversas. Por isso é necessário seguir as orientações e preencher um questionário de risco, que será avaliado pela equipe da clínica antes do seu exame. O contraste poderá ser administrado pela veia (administração endovenosa, sendo a mais comum), por via oral, retal e até pela bexiga e em orifícios como fístulas ou estomias.
A depender do tipo do exame de TC, recomendações específicas serão realizadas pela nossa equipe, durante o agendamento e durante a realização do exame.
Alguns pacientes, principalmente aqueles que já tiveram reação prévia ao contraste, deverão realizar um protocolo de dessensibilização, com medicamentos orais que deverão ser tomados antes do exame, visando reduzir a chance de reações adversas ao contraste.
Outros pacientes precisarão apresentar um exame capaz de medir a função renal (creatinina sérica), uma vez que pacientes com baixa função renal, podem ter piora transitória da função dos rins após o uso do contraste venoso da tomografia. Nestes casos, o contraste poderá ser contra-indicado pelo médico radiologista ou poderá ser necessário um preparo, feito com hidratação venosa antes do exame.
Poderá ser necessário um jejum para alimentos sólidos em torno de 4-6h em exames de abdome e, em algumas vezes, em exames que utilizarão contraste venoso.